top of page
IX CONGEAfro:
Narrativas e diásporas para aprender a ser-existir hoje
IX Congresso sobre Gênero, Educação e Afrodescendência: Narrativas e diásporas para aprender a ser-existir hoje 09 a 11 de novembro de 2022 (agora totalmente on-line)
Exposições
Exposições no "IX CONGEAfro: narrativas e diásporas para aprender a ser-existir hoje"
Podcast Arte como Narrativa e Cuidado
Episódio: Exposição no IX CONGEAfro
09.11.2022 às 10h.
Plataformas:
Anchor:
Spotify:
https://open.spotify.com/show/3pnjDqPkV3Ofo4fxancUZe
Podcasts Google:
https://podcasts.google.com/feed/aHR0cHM6Ly9hbmNob3IuZm0vcy8zMDZhNjVhMC9wb2RjYXN0L3Jzcw?hl=pt-BR
Podcasts Apple:
https://podcasts.apple.com/us/podcast/arte-como-narrativa-e-cuidado/id1560181906
L’Hosana Céres – foi curadora do Desfile de Moda Afro no Instituto Federal do Piauí, e trouxe desenhos-croquis de Kleison Silva expostos em 22 de novembro de 2019. Veja seu Resumo de Mídias nos Anais do IX CONGEAfro. O desfile se encontra neste link: https://drive.google.com/file/d/1LnJJIsRUcm2mutKGEm9AarRCThXb2l6I/view
Artenilde Silva – faz dança afro no Grupo Cultural Afro Afoxá, foto de 2022. É também professora do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da UFPI, 2022.
Elismar Júnior – faz dança afro no Grupo Cultural Afro Afoxá, foto de 2022. É também professor de Educação Física.
Elielson Pacheco – é fotógrafo e registrou momentos do Grupo Cultural Afro Afoxá em um clipe-vídeo da Banda Navegantes, em 2022.
Kácio Santos, elaborou uma performance que estudou sobre o título de: “BRACEADA: Uma prática educativa decolonial em dança” em 2021. Veja seu Resumo de Mídias nos Anais do IX CONGEAfro. Acesso: https://www.youtube.com/watch?v=CUyUNgnhOR8
Geoésley Negreiros, foi curador da exposição Nakirigrafias: narrativas de uma África, com uma pesquisa desenvolvida em 2014. Trouxe fotos de Estudantes da Escola III da cidade Forecariá, Guiné Conacri, na África Ocidental. O conceito de nakirigrafia fala de Fotografia: “escrita/desenho/narrativa” com luz. Nakirigrafia: “escrita/desenho/narrativa” dos que são “de outro lado” e estão em travessias/trânsito/movimentos.
Carlos Henrique – é artista da colagem digital e fez trabalhos de uma Série intitulada “IBEJADA”, publicados em seu Instagram em 2022; e Série Cartazes Midiáticos para o IX CONGEAfro, também em 2022. É também estudante do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da UFPI.
Socorro Miranda Sá – faz Arte com Técnicas de Reuso de Materiais comumente descartados em lixos domésticos, e traz o tema do meio ambiente. Foi uma das pioneiras da Feira Agroecológica da UFPI. É também estudante do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da UFPI. Veja seu Ensaio Visual nos Anais do IX CONGEAfro.
Isis Sabino – fez desenhos que expressam o trabalho intitulado “Antes Através”, publicados no seu Instagram em 2022. É também estudante do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da UFPI. Veja seu Resumo de Mídias nos Anais do IX CONGEAfro.
Marília Barbosa – fez arte com pintura digital, no ensaio visual intitulado: AS LINHAS QUE COSTURAM HISTÓRIAS DE MULHERES ARTISTAS (TERESINA, 2022). É também estudante do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da UFPI. Veja seu Ensaio Visual nos Anais do IX CONGEAfro.
Jonas Vicente – fez um trabalho sobre quadrinhos autorais no ensaio visual intitulado: PANTERA NEGRA: PUNHOS CERRADOS, em 2022. É também estudante do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da UFPI. Veja seu Ensaio Visual nos Anais do IX CONGEAfro.
bottom of page